Superintendência de Assistência Social

A Superintendência de Assistência Social (SAS) é vinculada à Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES), órgão gestor estadual da Política de Assistência Social no Estado de Alagoas cuja operacionalização é guiada pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

É de competência da SAS viabilizar mecanismos para apoiar o funcionamento do sistema de proteção social mediante serviços, programas, projetos e benefícios de assistência social, em observância as pactuações da Comissão IntergestoresBipartite (CIB), as deliberações da Conferência Estadual de Assistência Social e do Conselho Estadual de Assistência Social em sinergia com o governo federal e suas instancias participativas e deliberativas.

 Constitui-se enquanto sua responsabilidade, apoiar técnica e financeiramente os municípios na implementação dos serviços e programas de proteção social básica e especial, dos projetos de enfrentamento à pobreza e das ações assistenciais de caráter emergencial, e outras. Dentre as suas competências contam a promoção, orientação, coordenação, monitoramento dos serviços e programas das proteções sociais, básica e especial, destinadas à prevenção e a superação de situações decorrentes da vulnerabilidade e dos riscos sociais.

A SAS realiza capacitações destinadas às equipes técnicas municipais visando o aprimoramento e qualificação dos seus quadros de forma a fortalecer o Sistema Único de Assistência Social cujo objetivo final maior é proporcionar atenção aos seus usuários. As coordenações de Proteção Social Básica e de Proteção Social Especial busca estabelecer profícuo diálogo com os municípios tendo essa aproximação como norteador para a definição das demandas prioritárias e para o desenho do seu planejamento.

A SAS tem se notabilizado pela capacidade de articulação com os órgãos de garantia de direitos de âmbito estadual, federal, municípios, visando proporcionar melhores condições ao público dessa política pública.

    SIGA A GENTE  

    Governo do Estado de Alagoas
    © 2021 - 2024 - Versão 1.0

    menu